CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aorp alerta sobre excesso da fluoretação da água em Brodowski

Associação Odontológica de Ribeirão Preto fez um mapeamento da qualidade da água na região
fluoretação da água
Associação Odontológica de Ribeirão Preto fez um mapeamento da qualidade da água na região

Associação Odontológica de Ribeirão Preto fez um mapeamento da qualidade da água na região

Ribeirão Preto, cidade economicamente expressiva, enfrenta um problema preocupante: possui o maior índice de cáries do país, segundo estudo da Associação Odontológica local.

Cáries em Ribeirão Preto: um retrato preocupante

Apesar de Ribeirão Preto apresentar índices de fluoretação dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os níveis de cáries são comparáveis aos de países subdesenvolvidos. A principal causa apontada é a falta de escovação adequada, mesmo com a presença de uma faculdade de odontologia na cidade que oferece tratamentos. A dentista Ana Lúcia de Azevedo Barili, uma das responsáveis pelo estudo, destaca que, na faixa etária de 12 anos, três dentes são afetados por cáries em média. Esse índice é superior ao de países africanos, indicando uma situação alarmante.

Prevenção e o papel das políticas públicas

De acordo com a Dra. Ana Lúcia, 60% a 65% das cáries são preveníveis. Para reverter esse quadro, ela defende investimentos contínuos em saúde bucal. Os dados de Ribeirão Preto são piores que a média nacional (índice CPO de 3,01 contra 2,07). A especialista ressalta a importância da fluoretação da água na prevenção, mas alerta para a necessidade de conscientização da população sobre a higiene bucal. A falta de escovação e hábitos alimentares inadequados contribuem significativamente para o aumento das cáries.

Situação em Brodosque e a qualidade da água

Outro ponto abordado diz respeito à cidade de Brodosque, onde a quantidade de flúor na água estaria acima do recomendado, segundo informações iniciais. No entanto, após contato com a bióloga Thelma Elisangela Montoine, do Serviço de Água e Esgoto de Brodosque (SAEB), essa informação foi retificada. Segundo Thelma, os dados estão dentro dos padrões estabelecidos pela vigilância sanitária, com apenas pequenas variações pontuais e raramente fora dos parâmetros. Em Ribeirão Preto, não há problemas com a fluoretação da água, mas a falta de higiene bucal continua sendo um desafio.

A situação em Ribeirão Preto exige ações imediatas. A prevenção de cáries, por meio da conscientização sobre higiene bucal e políticas públicas eficazes, é fundamental para evitar o retrocesso em saúde bucal e garantir um futuro sem os problemas dentários que afligem a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.