Especialista orienta que as imunizações tenham um espaço de 15 dias entre uma e outra
Nesta semana, teve início a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto, direcionada a idosos acima de 65 anos. É importante observar o intervalo recomendado entre as vacinas contra gripe e Covid-19.
Intervalo entre vacinas
A médica imunologista e alergista Luzia de Paula Ruda, professora titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, destaca a importância da vacinação contra a gripe, que previne infecções virais com sintomas respiratórios que podem ser graves. Ela ressalta a necessidade de um intervalo de 15 dias entre a vacina da gripe e a vacina contra a Covid-19.
Razões para o intervalo
A recomendação do intervalo de 15 dias se deve a dois fatores principais: a novidade das vacinas contra Covid-19 e a possibilidade de reação adversa. A proximidade das vacinas pode interferir na resposta imune, e a administração simultânea dificulta a identificação da causa de eventuais reações adversas. O intervalo permite a observação de reações mais frequentes, que geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas.
Leia também
Priorizando a vacinação
Para aqueles que precisam se vacinar contra a gripe e a Covid-19, a recomendação é priorizar a vacina contra a Covid-19, devido à maior gravidade da doença. Após 15 dias da primeira dose da vacina contra a Covid-19, a vacinação contra a gripe pode ser realizada. A médica lembra que a maioria das vacinas contra a Covid-19 requer duas doses, e a proteção completa só é alcançada após a segunda dose. Os postos de saúde de Ribeirão Preto estão disponibilizando a vacina contra a gripe para idosos acima de 65 anos.


