CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aparelho ajuda a rastrear células cancerígenas e otimiza tratamento

Desenvolvido pela USP São Carlos e Hospital do Câncer de Barretos, aparelho faz pacientes ganharem tempo na luta contra doença
rastrear células cancerígenas
Desenvolvido pela USP São Carlos e Hospital do Câncer de Barretos, aparelho faz pacientes ganharem tempo na luta contra doença

Desenvolvido pela USP São Carlos e Hospital do Câncer de Barretos, aparelho faz pacientes ganharem tempo na luta contra doença

Pesquisadores do grupo de óptica do Instituto de Física da USP de São Carlos desenvolveram um novo equipamento que promete revolucionar a detecção precoce de metástases cancerígenas. O protótipo, fruto de dois anos de trabalho, surge como uma alternativa mais acessível e precisa a equipamentos importados, com um custo estimado em 10 mil dólares – um terço do valor dos aparelhos atualmente em uso, que chegam a custar 30 mil dólares.

Rastreamento Preciso das Células Cancerígenas

De acordo com o médico Renato Capuzo, especialista em câncer de língua, o novo aparelho oferece um rastreamento mais preciso do percurso das células cancerígenas logo no início da metástase. O equipamento se baseia no princípio da fluorescência, emitindo luz em um comprimento de onda específico após a injeção de um contraste infravermelho no paciente, denominado indocianina verde.

Vantagens e Manuseio Simplificado

Uma das principais vantagens do equipamento em teste é a possibilidade de manuseio pelo próprio médico durante a operação. Além disso, o sistema conta com monitores que guiam com maior precisão a localização das células doentes, otimizando o processo cirúrgico e minimizando a necessidade de intervenções mais invasivas.

Diagnóstico Precoce e Tratamento Otimizado

O avanço tecnológico proporciona ao paciente um diagnóstico mais rápido, permitindo que o tratamento ou a cirurgia sejam realizados antes que o câncer se espalhe para outras áreas do corpo. A técnica do linfonodo sentinela, facilitada pelo novo equipamento, possibilita evitar cirurgias extensas, removendo apenas o linfonodo com maior risco de contaminação por células cancerígenas. O aparelho já foi testado com sucesso em cirurgias de pacientes com câncer de língua, cabeça, pescoço e de pele.

Com a patente em andamento, pelo menos dois serviços de saúde já demonstraram interesse em adquirir o novo sistema, sinalizando o potencial impacto positivo na área da oncologia.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.