CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas 0,27% do lixo produzido em Ribeirão Preto é reciclado

Número foi publicado pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara; cooperativa recicla, todos os meses, 90 toneladas
reciclagem lixo Ribeirão Preto
Número foi publicado pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara; cooperativa recicla, todos os meses, 90 toneladas

Número foi publicado pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara; cooperativa recicla, todos os meses, 90 toneladas

Ribeirão Preto enfrenta um grande desafio na gestão de seus resíduos sólidos. Atualmente, menos de 1% do lixo produzido na cidade é reaproveitado, um índice alarmante para uma população de mais de 700 mil habitantes.

Coleta Seletiva Ineficiente

A cidade conta com apenas uma cooperativa de reciclagem, a Amaldada, que recebe um volume insuficiente de material para processamento. A prefeitura, que terceiriza o serviço, não cumpre o acordo estabelecido com o Ministério Público em 2013, entregando menos material do que o combinado. Isso resulta em um baixo índice de reciclagem, cerca de 0,27% do total gerado, enquanto milhões de reais são gastos com o descarte inadequado do lixo reciclável em aterros.

A Busca por Melhorias

A advogada da cooperativa Amaldada, Camila Roberto Ramos, destaca a necessidade da construção de um novo centro de triagem para aumentar a capacidade de processamento. Entretanto, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) impõe exigências que dificultam o acesso aos recursos necessários para a obra. O vereador Marcos Papa reforça a urgência de uma política municipal específica para a gestão de resíduos recicláveis, criticando a inércia da prefeitura em apresentar um plano concreto para a Câmara Municipal.

Um Futuro Sustentável?

A situação atual demonstra a necessidade de ações efetivas para melhorar a gestão de resíduos em Ribeirão Preto. A falta de uma política pública eficaz, aliada à insuficiência de recursos e infraestrutura, compromete a sustentabilidade ambiental e desperdiça o potencial de reciclagem. A expectativa é que a revisão do Plano Municipal de Saneamento, que inclui o manejo de resíduos sólidos, apresente soluções concretas para ampliar a coleta seletiva e reduzir a quantidade de rejeitos. No entanto, a ausência de respostas da prefeitura a questionamentos sobre investimentos em educação ambiental e outras iniciativas preocupa e reforça a urgência de mudanças significativas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.