Em outras campanhas, em anos anteriores, este índice chegou a 60%; especialista reforça a importância da vacinação
A campanha de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto apresenta baixa adesão, preocupando as autoridades de saúde. Até o momento, apenas 21% da população recebeu a dose, um número muito inferior ao esperado.
Baixa adesão preocupa
Segundo Luzia Marcia Romanhole Passos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ribeirão Preto, a cobertura vacinal ideal para esse período seria entre 50% e 60%. A baixa adesão é ainda mais preocupante em crianças (12%) e idosos (28%), grupos mais vulneráveis às complicações da gripe.
Fatores que contribuem para a baixa adesão
A hesitação vacinal é apontada como um dos principais fatores para a baixa procura pela vacina. A transição do outono para o inverno, período de maior incidência de doenças respiratórias, agrava a situação. A retomada das atividades e o aumento do contato social também contribuem para a disseminação do vírus.
Leia também
Vacinação disponível em toda a cidade
Apesar da baixa adesão, a vacina contra a gripe está disponível em todas as 37 salas de vacinação do município. Não há necessidade de agendamento prévio. A aplicação da vacina contra a gripe pode ser feita mesmo para quem já tomou a vacina bivalente contra a Covid-19, sem necessidade de intervalo entre as doses.
A baixa adesão à vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto é um alerta para a importância da prevenção e da conscientização da população sobre os riscos da doença, especialmente para grupos de risco. A vacina continua disponível e acessível em todos os postos de saúde da cidade.



