De cerca de 300 mil pessoas dos grupos prioritários, apenas 106 mil foram vacinadas; Dia D de vacinação ocorre neste sábado (3)
Ribeirão Preto amplia acesso à vacinação com 37 salas abertas
Campanha contra a gripe intensificada
A Prefeitura de Ribeirão Preto mantém 37 salas de vacinação abertas para atualização da carteira de vacinação da população. O atendimento, que vai até às 17h, não exige agendamento e tem como foco principal a vacinação contra a gripe, devido ao aumento de casos, impulsionado pelas mudanças climáticas. Apesar da campanha ter sido estendida até o fim de junho e ampliada para todas as pessoas acima de 6 meses, apenas 38% do público-alvo recebeu a dose.
Multivacinação e atualização do calendário
A iniciativa também oferece a oportunidade de atualizar a carteira de vacinação contra outras doenças, além da gripe e da Covid-19. A coordenadora do programa de imunização da prefeitura, Fernanda de Oliveira, destaca a importância dos sábados para facilitar o acesso à população que tem dificuldades em ir durante a semana. A multivacinação permite a imunização de todas as faixas etárias, contemplando todas as vacinas do calendário.
Leia também
Prevenção e cuidados
O médico e pesquisador Rodrigo Stabel reforça que, embora a vacina não impeça a contaminação, ela protege contra formas graves das doenças. A vacinação contribui para uma versão mais leve da gripe, reduzindo a transmissão. Por outro lado, a falta de vacinação aumenta o risco de complicações, internação e, em casos graves, óbito. Em caso de sintomas gripais, recomenda-se procurar um médico para exames e, principalmente, atualizar a carteira de vacinação em uma das 37 salas disponíveis em Ribeirão Preto. A vacinação é fundamental para reduzir a circulação de vírus na região.



