Observatório Social estudou as 105 sessões do ano passado; todos os parlamentares foram convidados
O Observatório Social de Ribeirão Preto divulgará em breve um relatório sobre o trabalho dos vereadores em 2017. O estudo, que durou seis meses, analisou 569 votações em 105 sessões da Câmara Municipal.
Metodologia de Análise
A metodologia incluiu a coleta de dados do site da Câmara, utilizando PDFs de atas de sessões e informações sobre gastos dos vereadores. Foram analisados frequência em sessões, votações em projetos (classificados por tipo, incluindo títulos e honrarias), e gastos. Os vereadores tiveram acesso antecipado aos dados para análise e contestação.
Reações e Próximos Passos
Apesar do aviso prévio a todos os 27 vereadores, apenas dois compareceram à apresentação do relatório, acompanhados de dois assessores. Vereadores presentes, como Renato Zucoluto e Rodrigo Simões, reconheceram a importância do trabalho do Observatório, embora tenham apontado divergências em relação aos dados compilados. Algumas divergências foram atribuídas à ineficiência do sistema da Câmara, atualmente em processo de atualização. O Observatório pretende refinar os dados com base nos comentários recebidos, buscando maior transparência e clareza para o cidadão. A divulgação final dos dados está prevista para o fim do mês.
Leia também
Após o período de análise e contestação pelos vereadores, o relatório completo será disponibilizado ao público. O objetivo é promover a transparência e permitir uma avaliação mais completa do desempenho dos representantes na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.



