CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Apenas nove cidades da região de Ribeirão Preto não registraram casos da covid-19

Cássia dos Coqueiros, conhecida pelo turismo, é um dos municípios que está livre da doença até atrásra
casos de covid-19
Cássia dos Coqueiros, conhecida pelo turismo, é um dos municípios que está livre da doença até atrásra

Cássia dos Coqueiros, conhecida pelo turismo, é um dos municípios que está livre da doença até atrásra

Cidades do interior paulista escapam, até o momento, da pandemia de coronavírus. Nove municípios da região de Ribeirão Preto ainda não registraram casos positivos da COVID-19. Entre elas, Cáceres dos Coqueiros, com menos de 3 mil habitantes, que antes atraía muitos turistas por suas cachoeiras.

Isolamento Social e Fechamento do Turismo

A tranquilidade na cidade é explicada pela adesão ao isolamento social e pelo fechamento dos pontos turísticos. Roberta Abidalagravaço, coordenadora da vigilância sanitária, afirma que a adesão ao isolamento tem sido boa, embora não excelente. A paralisação do turismo contribuiu significativamente para evitar a propagação do vírus.

Casos Suspeitos e Monitoramento

Apesar da ausência de casos confirmados, Cáceres dos Coqueiros teve casos suspeitos, que foram descartados após testes. O médico da família, Sérgio Fabricio, explica que poucos testes foram realizados, principalmente para funcionários da saúde com sintomas. Atualmente, oito pessoas estão em isolamento domiciliar com suspeita da doença, sendo monitoradas regularmente pela equipe de saúde.

Distância dos Grandes Centros e Riscos Futuros

A infectologista Mauri Lélis da Alfa, do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, explica que a distância de grandes centros, como São Paulo, contribui para a menor incidência de casos em cidades menores. A dispersão do vírus segue as principais rotas de transporte, e a localização geográfica de Cáceres dos Coqueiros a protege, por enquanto. Entretanto, a coordenadora da vigilância sanitária demonstra preocupação com a tradicional romaria de Santa Rita de Cássia, que atrai cerca de mil pessoas de outras cidades, e a falta de estrutura hospitalar adequada na cidade para lidar com um possível surto.

Apesar da aparente calma, a situação em Cáceres dos Coqueiros, assim como em outras pequenas cidades da região como Tirapuã, Rifaina, Jericuara, Buritizal, Aramina, Cristais Paulista, Ribeirão Corrente e Restinga, que também não registraram casos, reforça a necessidade de manter a vigilância e as medidas de prevenção. O governo do Estado de São Paulo divulgou que a COVID-19 já está presente em mais de 70% dos municípios paulistas, com 4 em cada 10 mortes ocorrendo fora da capital, indicando a rápida disseminação da doença pelo interior.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.