CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da inflação, fim de semana prolongado de Páscoa e Tiradentes deve aquecer economia

Nelson Rocha Augusto comenta o cenário, que gera empregos temporários e traz demandas importantes; ouça o 'CBN Economia'
Páscoa e Tiradentes
Nelson Rocha Augusto comenta o cenário, que gera empregos temporários e traz demandas importantes; ouça o 'CBN Economia'

Nelson Rocha Augusto comenta o cenário, que gera empregos temporários e traz demandas importantes; ouça o ‘CBN Economia’

Apesar do cenário de alta inflação, o comércio brasileiro se mostra otimista para este período de feriados prolongados, que inclui a Páscoa e o Dia das Mães. Segundo o economista Nelson Rocha, da CBN, a perspectiva é positiva, impulsionada por fatores como a geração de empregos temporários e o aumento do consumo.

Cenário Econômico Positivo

A contratação de trabalhadores temporários superou as expectativas, principalmente nos setores de supermercados e alimentos. Há ainda uma grande demanda por mão de obra em outros setores, como construção civil, indicando um mercado de trabalho aquecido. Dados robustos do primeiro trimestre, como vendas no comércio e arrecadação de impostos, reforçam a ideia de uma economia forte, mesmo com a taxa de juros alta.

Desempenho do Comércio e Setor Agrícola

O feriado prolongado da Páscoa impulsiona o comércio em diversos setores, desde supermercados e restaurantes até hotéis e transportes. A proximidade com o Dia das Mães reforça ainda mais esse cenário positivo. Além disso, o setor agrícola mostra-se robusto, com exportações recordes de commodities como carne vermelha, soja e cana-de-açúcar. A produção de cana-de-açúcar, apesar da queda no ano passado devido à seca, deve apresentar crescimento significativo na próxima safra.

Perspectivas Futuras

Embora o cenário internacional apresente incertezas e a taxa de juros alta possa causar um arrefecimento da atividade econômica no futuro, a previsão é de que isso ocorra somente a partir de meados de maio ou junho. A economia brasileira, por ora, mantém-se robusta, com projeções de crescimento do PIB entre 2,5% e 3% para este ano. Apesar da percepção negativa por parte da população, os indicadores econômicos apontam para um cenário positivo.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.