CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da queda nos diagnósticos, especialista revela preocupação com a Covid-19 em idosos e crianças até 5 anos

Rodrigo Calado, diretor do Hemocentro, afirma que esses dois grupos são mais suscetíveis a complicações da doença
Covid-19 em idosos e crianças
Rodrigo Calado, diretor do Hemocentro, afirma que esses dois grupos são mais suscetíveis a complicações da doença

Rodrigo Calado, diretor do Hemocentro, afirma que esses dois grupos são mais suscetíveis a complicações da doença

A pandemia de Covid-19 continua a ser um desafio em Ribeirão Preto. Dados recentes do Hospital das Clínicas (HC) em parceria com a Secretaria de Saúde apontam quase 27 mil diagnósticos somente em 2024, levando a um aumento nas internações.

Grupos de Risco em Destaque

Os idosos com comorbidades e crianças menores de cinco anos, que ainda não têm acesso à vacinação completa, são os grupos que mais preocupam as autoridades de saúde. A alta demanda por leitos de enfermaria (20 atualmente disponíveis) preocupa os médicos, principalmente com a aproximação do carnaval, período que pode aumentar o contágio e pressionar o sistema público de saúde.

A Perspectiva da Covid-19 e Novas Ondas

Em entrevista, o Dr. Rodrigo Calado, diretor científico do Hemocentro de Ribeirão Preto, alertou para a possibilidade de novas ondas de contágio. Apesar da queda nos casos da variante Ômicron, a baixa taxa de vacinação em algumas faixas etárias e a possibilidade de novas variantes são fatores de risco. O Dr. Calado destacou a importância da vacinação como principal medida para evitar novas ondas e a emergência de novas variantes. Além disso, ele ressaltou o impacto da pandemia no atendimento de outras doenças, com muitos profissionais de saúde afastados devido à Covid-19 e a necessidade de redirecionar recursos para o combate à doença.

Doação de Sangue: Um Apelo Urgente

A entrevista também abordou a preocupante queda nos estoques de sangue nos hemocentros da região. A Covid-19 afetou a doação regular, e com o aumento da demanda por cirurgias e atendimentos de emergência, o apelo por doações é urgente. O Dr. Calado pediu que pessoas que não tiveram Covid-19 nas últimas quatro semanas procurem o Hemocentro para doar sangue. Foram fornecidas informações sobre o tempo de espera após a vacinação contra Covid-19 para doação de sangue, dependendo do tipo de vacina utilizada. O Hemocentro de Ribeirão Preto está localizado na USP, ao lado do HC, e também possui um posto de coleta no bairro Bernardino de Campos. O telefone para contato e agendamento é (16) 2101-9300. O tipo sanguíneo mais crítico no momento é o O negativo, mas todas as doações são bem-vindas.

A situação em Ribeirão Preto reflete a complexidade da pandemia e a importância da prevenção, vacinação e da solidariedade da população em ações como a doação de sangue.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.