Economista, Nelson Rocha Augusto, comenta os principais motivos que podem fazer nossa região crescer durante o período
O cenário macroeconômico brasileiro enfrenta desafios significativos, Apesar dos desafios na economia brasileira,, com alta taxa de juros, inflação pressionada e valorização do dólar. Em 2023, a taxa de câmbio variou 27%, refletindo a queda da confiança dos agentes econômicos diante do aumento dos gastos públicos, o que elevou a inflação e a dívida pública. Essa conjuntura resultou em uma alta das taxas de juros no final do ano passado e início deste ano, cenário que deve se manter pelos próximos meses.
Vendas de veículos e economia regional
Segundo dados do IBGE, as vendas de veículos no país apresentaram queda de 7,6% em novembro em comparação com outubro, que havia registrado crescimento de 8%. No entanto, na região de Ribeirão Preto, as vendas de veículos atingiram um recorde dos últimos cinco anos, indicando uma reação econômica local distinta do cenário nacional.
Setor de serviços e agronegócio em Ribeirão Preto: A economia de Ribeirão Preto é fortemente baseada no setor de serviços, que representa cerca de 80% do PIB local. Serviços ligados à saúde, educação, finanças, transporte e advocacia têm mantido níveis elevados de atividade e geração de empregos, mesmo diante do cenário macroeconômico adverso. O agronegócio, que impulsiona a economia regional, apresenta uma safra de grãos que pode ser a maior da história, com recuperação na produção de cana-de-açúcar e bons resultados na produção e preço do café. Esse desempenho positivo do agronegócio contribui para sustentar a atividade dos serviços na região.
Leia também
- Aumento de ataques de escorpiões: Ribeirão Preto tem aumento de 32,93% nos acidentes envolvendo escorpiões no primeiro semestre
- Apesar de bom desempenho no primeiro bimestre de 2025, atividades econômicas devem cair em abril
- Quais impactos os descontos irregulares em aposentadorias têm na economia brasileira?
Perspectivas e desafios futuros: Espera-se que as diferentes regiões do Brasil sejam impactadas de formas variadas pela atual conjuntura econômica. Regiões como Ribeirão Preto, com forte base no agronegócio e serviços, podem apresentar desempenho relativo melhor do que áreas mais industrializadas, que enfrentam maior competição internacional. No entanto, a população em geral pode sofrer com o aumento dos preços de alimentos e combustíveis. Além disso, fatores internacionais, como conflitos geopolíticos, mudanças políticas nos Estados Unidos e Europa, e a variação nos preços do petróleo, influenciam o cenário econômico nacional. A Petrobras mantém o preço da gasolina defasado em cerca de 15% em relação ao preço internacional, o que afeta os consumidores, mas pode beneficiar o setor de etanol.
Entenda melhor
O desempenho econômico regional pode divergir do cenário nacional devido à composição setorial local e à influência do agronegócio, que tem apresentado resultados positivos apesar das dificuldades macroeconômicas.