CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após 10 dias de trabalho de mais de 70 combatentes, fogo na Reserva de Jataí é extinto

Segundo o capitão da PM Ambiental, Diogo Araújo, a destruição é "incalculável" e o fogo teria começado em queima de lixo
incêndio Jataí
Segundo o capitão da PM Ambiental, Diogo Araújo, a destruição é "incalculável" e o fogo teria começado em queima de lixo

Segundo o capitão da PM Ambiental, Diogo Araújo, a destruição é “incalculável” e o fogo teria começado em queima de lixo

Um incêndio de grandes proporções na reserva Jataí, em Luiz Antônio (SP), mobilizou equipes de brigadistas civis, bombeiros, funcionários de usina e pilotos de avião por dez dias. As chamas, que começaram em 19 de atrássto, devastaram a maior área de cerrado do estado de São Paulo.

Origem do Incêndio

Investigações com imagens de satélite apontaram que o incêndio teve início em uma propriedade rural em São Carlos, causado por um funcionário que ateou fogo em lixo e deixou o local sem se certificar de que as chamas estavam totalmente apagadas. A vegetação seca e o vento forte contribuíram para a rápida propagação do fogo.

Investigação e Prisão

A Polícia Ambiental, com apoio de imagens de satélite, drones e testemunhas, identificou o funcionário responsável. A tecnologia, aliada ao trabalho de campo, foi crucial para a investigação. O suspeito, inicialmente reticente, confessou ter ateado fogo no lixo, assumindo a responsabilidade pelo incêndio. Ele foi detido e responderá por crime ambiental, com a pena a ser definida pela Polícia Civil. A Polícia Ambiental irá calcular a multa com base na área atingida, considerando os diferentes tipos de vegetação afetados.

Consequências e Ações Futuras

O incêndio causou danos incalculáveis à biodiversidade da região, destruindo uma área estimada em mais de 3 mil hectares. As imagens do local, descrito como um “cemitério de árvores”, mostram a devastação total. O capitão Diogo Araújo da Polícia Ambiental descreveu a cena como chocante e destacou a necessidade de aprimorar as ações de prevenção e combate a incêndios, em conjunto com bombeiros, órgãos ambientais e o Ministério Público, para evitar novas tragédias.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.