Mesmo com a situação estável, as equipes vão permanecer monitorando o local para evitar novos focos de incêndio
Após dez dias de combate, o incêndio na Reserva Ecológica de Jataí, maior reserva de cerrado do estado, foi controlado na noite de 28 de atrássto. Equipes de bombeiros, Polícia Ambiental, Fundação Florestal e prefeitura trabalharam incansavelmente para conter as chamas, que retornaram no último domingo após um primeiro incêndio em atrássto.
Combate às Chamas e Dificuldades de Acesso
Apesar do controle do fogo, as equipes permanecem monitorando a área para evitar novos focos. A extensão total dos danos ainda está sendo apurada pela Polícia Ambiental, que investiga a origem do incêndio. Na segunda-feira, as chamas atingiram um ponto de difícil acesso na reserva, demandando um esforço ainda maior das equipes. O combate noturno foi facilitado pela queda de temperatura, aumento da umidade e diminuição dos ventos.
Esforços de Resfriamento e Investigação
O brigadista Saulo Barbosa relatou percorrer mais de 50 quilômetros diariamente para o resfriamento do solo, evitando a reignição do fogo, principalmente em áreas com incêndios subterrâneos. Em atrássto, o incêndio anterior consumiu 3800 hectares (equivalente a 5300 campos de futebol). Um homem foi detido por suspeita de iniciar o fogo, mas liberado posteriormente, devendo receber multa.
Previsão do Tempo e Reflexões sobre a Seca
A região sofre com a falta de chuva, apesar do ano de 2024 ter registrado mais chuvas do que 2014, ano de estiagem severa. A previsão do tempo indica um dia muito quente, com temperaturas máximas acima dos 38 graus. A persistência dos incêndios destaca a necessidade de conscientização e prevenção, especialmente em períodos de seca.



