Flexibilização permite que estabelecimentos conte com 30% da capacidade; comerciantes comemoram a notícia
Franca, após 15 dias de lockdown em junho, flexibiliza as restrições comerciais a partir de hoje. Lojas e restaurantes poderão reabrir, porém com capacidade limitada a 30%.
Comércio comemora reabertura parcial
O período de lockdown afetou significativamente os comerciantes locais. Com as lojas fechadas por 20 dias, inclusive durante o Dia dos Namorados, as vendas se restringiram ao delivery. A reabertura, mesmo que parcial, é vista com otimismo, principalmente para o setor de vestuário, onde a possibilidade de experimentar as peças é crucial para a decisão de compra.
Prefeitura justifica flexibilização com melhora nos indicadores da pandemia
A decisão da prefeitura de liberar a reabertura se baseia na melhora dos indicadores da pandemia do novo coronavírus na cidade. O prefeito Alexandre Ferreira destacou a evolução da vacinação, com a perspectiva de alcançar a imunização de pessoas com menos de 50 anos em breve, a redução no número de casos e a diminuição da fila de espera por vagas em hospitais, que caiu pela metade em comparação ao mês anterior. Apesar da melhora, o prefeito ressaltou que os números ainda são preocupantes, com UTIs lotadas e muitos pacientes em estado grave.
Leia também
Monitoramento constante e medidas futuras
A prefeitura fará um acompanhamento diário dos indicadores. Caso haja um aumento nos casos e internações, medidas mais restritivas poderão ser adotadas. A flexibilização em Franca não segue as regras da fase de transição do Plano São Paulo, que permanece em vigor até 30 de junho. O transporte público já opera com 50% da frota desde a semana anterior.



