Esposa de um dos infectados está sendo monitorada; homens, que passam bem, podem ter sido contaminados no Paraguai
Pradópolis, município localizado a 40 km de Ribeirão Preto, registrou seus primeiros casos da variante Ômicron da Covid-19. A confirmação veio após análise de amostras de dois homens, de 35 e 37 anos, pelo Instituto Butantan.
Primeiros Casos de Ômicron em Pradópolis
A Prefeitura de Pradópolis divulgou a informação na manhã do dia da entrevista. Os pacientes, ambos vacinados, apresentaram sintomas leves como febre e dor de cabeça, não necessitando de internação. Eles haviam viajado a trabalho para Dourados (MS) e posteriormente a Pedro Juan Caballero (Paraguai), retornando em 10 de dezembro. Um terceiro caso suspeito, a esposa de um dos pacientes, está sendo investigado.
Investigação em Batatais
Em Batatais, o Instituto Butantan e a Secretaria de Saúde iniciaram um projeto para detectar casos assintomáticos de Covid-19. A secretária de Saúde, Bruna Tonete, explicou que a pesquisa visa analisar o comportamento viral e a presença de novas variantes na região. Serão coletadas 3.267 amostras, utilizando testes de antígeno rápido e RT-PCR molecular. O estudo deve se estender até o final de janeiro.
Situação Atual e Recomendações
Pradópolis apresenta 75% da população vacinada, com 2.187 casos confirmados e 51 óbitos por Covid-19 até a data da entrevista. A prefeitura reforça a importância de manter os cuidados, como evitar aglomerações e usar máscara, principalmente no período de festas de fim de ano. Em Batatais, a população é incentivada a continuar seguindo as medidas de segurança, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.


