Nutricionista explica o porquê ficamos com fome mesmo depois de comer tanto e como isso pode prejudicar na alimentação
Após os excessos das festas de fim de ano, muitas pessoas buscam voltar aos trilhos e recuperar a forma física. Entretanto, é importante evitar dietas restritivas e radicais que podem prejudicar a saúde. Conversamos com o nutricionista Gabriel Franco para entender como retornar à rotina alimentar de forma saudável e eficaz.
Metas Realistas e Sem Pressa
Segundo Gabriel, o primeiro passo é estabelecer metas realistas e a curto prazo. É fundamental entender que o período de festas geralmente envolve alimentação menos regrada e menos exercícios físicos. A ideia é, ao longo do ano, reeducar o corpo gradualmente, sem pressa. Não se deve buscar a perda rápida de peso, pois isso pode colocar a saúde em risco. A perda de 2 ou 3 quilos em poucas semanas é perfeitamente possível e saudável sem dietas restritivas.
Lidando com a Fome e a Vontade de Doce
É comum sentir mais fome nos dias seguintes a um período de excessos alimentares. O corpo se adapta tanto ao excesso quanto à escassez. A recomendação é ter paciência e ir se adaptando gradualmente à rotina alimentar anterior. A vontade de comer doces, um grande desafio para muitos, pode ser controlada com o consumo adequado de água, fibras presentes em frutas, verduras e legumes. Esses alimentos ajudam a equilibrar a alimentação e diminuem a vontade de comer doces.
A Importância de um Acompanhamento Profissional
Gabriel destaca a importância de buscar orientação profissional para escolher a dieta mais adequada. Cada pessoa responde de forma diferente às dietas, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Dietas da moda, muitas vezes, prometem resultados rápidos, mas geralmente a perda de peso é apenas de água e não se sustenta a longo prazo. Uma dieta eficaz é aquela que pode ser mantida como um estilo de vida, a longo prazo. A recomendação é buscar um nutricionista para criar um plano alimentar personalizado e sustentável.
Para um 2023 mais saudável, a recomendação é estabelecer metas pequenas e graduais, tanto em relação à alimentação quanto à prática de exercícios físicos. Evitar excessos, como o consumo de refrigerantes, e ir diminuindo gradualmente o consumo, priorizando a ingestão de água e alimentos saudáveis, é fundamental. Com moderação, boa orientação e um estilo de vida mais equilibrado, é possível alcançar os objetivos de forma saudável e sustentável.



