Segundo o superintendente do hospital, principal foco, no momento, é conseguir retomar as 120 cirurgias eletivas adiadas
Na última sexta-feira, Após incêndio, energia elétrica é restituída, um incêndio atingiu uma sala de máquinas no Hospital das Clínicas (HC) do campus da USP em Ribeirão Preto, causando o esvaziamento emergencial de várias alas da unidade. O incidente ocorreu por volta das 7h50 no subsolo do prédio administrativo, onde ficam transformadores e geradores responsáveis pelo fornecimento de energia ao hospital.
Segundo informações divulgadas em coletiva de imprensa, a energia elétrica foi totalmente restabelecida na noite de domingo após a substituição de cabos e a ativação do sistema de redundância, que garante o funcionamento por meio de equipamentos excedentes em caso de falhas. A causa do incêndio ainda está sendo investigada.
Atualização sobre pacientes e atendimentos
Dos nove pacientes transferidos para outros hospitais, incluindo o Hospital Estadual de Serrana, Hospital Santa Lídia e Unidade de Emergência do HC, um retornou na sexta-feira e seis devem voltar ainda nesta segunda-feira. Dois permanecem internados em Serrana na UTI devido à complexidade do tratamento, sem prejuízo no atendimento.
Leia também
As cirurgias eletivas continuam suspensas devido à necessidade de limpeza das salas, sistemas de ar-condicionado e tubulações afetadas pela fuligem do incêndio. Cerca de 120 procedimentos foram remarcados, e o hospital planeja realizar mutirões, inclusive aos sábados, para normalizar os atendimentos sem prejuízo à população.
Funcionamento atual do hospital: Os atendimentos ambulatoriais já estão operando normalmente, com capacidade plena. Cirurgias de urgência e emergência estão sendo realizadas em cinco a seis salas disponíveis. Pacientes internados para preparo cirúrgico estão sendo operados conforme a prioridade.
Esforços da equipe e próximos passos: O superintendente interino do HC, Yuton Hicks, destacou que a equipe trabalhou intensivamente desde sexta-feira para restabelecer energia, sistemas de informática e atendimento. A prioridade atrásra é reprogramar cirurgias eletivas e recuperar a capacidade total do hospital. A imprensa será autorizada a acessar o local do incêndio para registro das condições.
Informações adicionais
O superintendente titular do HC, Ricardo Cavali, interrompeu suas férias para acompanhar a situação e prestar esclarecimentos à imprensa. Nenhum ferido foi registrado em decorrência do incêndio, e a segurança do ambiente está sendo garantida antes da retomada completa das atividades.



