CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após morte de idosa prefeitura de Batatais faz corte da árvore em que estava colmeia

A aposentada tinha 80 anos e voltava para a casa com a neta quando sofreu o ataque das abelhas
remoção de colmeia
A aposentada tinha 80 anos e voltava para a casa com a neta quando sofreu o ataque das abelhas

A aposentada tinha 80 anos e voltava para a casa com a neta quando sofreu o ataque das abelhas

Tragédia em Batatais: idosa morre após ataque de abelhas

Uma idosa de 80 anos morreu após ser atacada por um enxame de abelhas em uma praça do bairro Vila Maria em Batatais (SP). Maria José Faggmenis voltava da casa da neta com uma acompanhante na última segunda-feira (2023-11-XX), quando foi surpreendida pelas abelhas, que tinham sua colmeia em uma árvore no local.

Denúncias ignoradas

Moradores da região afirmam ter alertado a prefeitura diversas vezes sobre o risco de ataques, solicitando a remoção da colmeia. Evandro Flávio Oliveira, um dos comerciantes locais, relata que a Secretaria do Meio Ambiente se recusou a cortar a árvore, mesmo com os avisos, alegando que ela estava em boas condições. Somente após a morte da idosa, a prefeitura autorizou a retirada da colmeia.

Desespero e revolta

A cuidadora Ana Paula Toledo-Toches, que acompanhava Maria José, descreveu os momentos de pânico durante o ataque. A idosa tentou correr, mas caiu e foi picada no rosto e corpo. Apesar de ter recebido atendimento médico, ela não resistiu e faleceu. O atestado de óbito aponta infarto como causa da morte. Maria José Martins do Carmo, moradora próxima à praça, expressou sua revolta pela falta de ação da prefeitura, que poderia ter evitado a tragédia. O chefe de gabinete, Leonardo Riú, confirmou que a prefeitura tinha conhecimento do problema, mas que um impasse com a Secretaria do Meio Ambiente impediu a remoção da colmeia até após o ocorrido. A prefeitura, após o incidente, removeu a colmeia e tomou medidas para evitar novos acidentes.

A idosa foi vítima de um infarto após ser atacada por abelhas. A cuidadora e vizinhos relatam o desespero do momento e a indignação por medidas não tomadas antes. A prefeitura afirma que o problema era de conhecimento da administração, mas que um impasse com a Secretaria de Meio Ambiente impediu a ação preventiva.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.