CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Após morte de trabalhador na Agrishow, Comissão de Direito do Trabalho da OAB cobra fiscalização das empresas

Acidente com maquinário pesado aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira (7); causa do morte é investigada pela Polícia
Após morte de trabalhador na Agrishow
Acidente com maquinário pesado aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira (7); causa do morte é investigada pela Polícia

Acidente com maquinário pesado aconteceu por volta das 11h desta quarta-feira (7); causa do morte é investigada pela Polícia

Carlos Daniel Costa, de 25 anos, Após morte de trabalhador na Agrishow,, morreu na quinta-feira após sofrer um acidente enquanto desmontava um estande na feira Agri Show, em Ribeirão Preto. O jovem, natural do Paraná, trabalhava para uma empresa de implementos agrícolas. O acidente ocorreu por volta das 11 horas da manhã de quarta-feira.

Segundo a organização da feira, Carlos Daniel recebeu os primeiros socorros no local e foi transferido para um hospital particular da cidade, onde faleceu. A causa da morte está sendo investigada pela polícia civil, mas há suspeita de que ele tenha sido atingido por uma parte de uma máquina agrícola, uma plantadeira de grãos que pode pesar entre 2 e 5 toneladas, dependendo do modelo.

De acordo com o boletim de ocorrência, um colega de trabalho relatou que ajudava Carlos Daniel no carregamento da máquina, que já estava posicionada sobre o caminhão, faltando apenas soltar a cinta traseira. O colega afirmou ter visto Carlos em cima do caminhão quando o braço da máquina caiu sobre ele.

Responsabilidade e fiscalização: Renata Skarpini, advogada da Comissão de Direito do Trabalho da OAB, afirmou que a responsabilidade pela segurança dos trabalhadores é da empresa contratante e da organização da feira. Ela destacou a necessidade de mapear riscos, implementar dinâmicas de segurança, prevenção, orientação e fiscalização para evitar acidentes.

A Agri Show, que contou com 800 expositores em uma área de 520 mil metros quadrados, encerrou na última sexta-feira, mas a desmontagem dos estandes ainda estava em andamento no momento do acidente.

Histórico de acidentes no evento: Este não foi o primeiro acidente fatal relacionado à feira. No ano anterior, um trabalhador morreu após ser atingido por uma tenda que desabou durante o pouso de um helicóptero no evento. Na ocasião, o Ministério Público do Trabalho identificou descumprimento das normas de segurança e saúde, citando também um operário que perdeu a mão devido a uma eletrocussão.

Renata Skarpini ressaltou a necessidade de mudança de paradigma, com prioridade para a segurança, fiscalização rigorosa e treinamentos adequados, especialmente para trabalhadores terceirizados, que geralmente são mais vulneráveis e recebem pouca capacitação.

Posicionamentos oficiais: Em nota, a organização da Agri Show lamentou o falecimento do colaborador e de um expositor, informou que as causas do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades locais e que oferece todo o suporte necessário às famílias envolvidas.

A empresa onde Carlos Daniel trabalhava, Acundo Brasil, também manifestou profundo pesar pelo ocorrido e expressou condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho.

Investigação policial: A Secretaria de Segurança Pública do Estado registrou o caso como lesão corporal na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ribeirão Preto na tarde de quarta-feira, dia 7, e encaminhou para o 6º Distrito Policial do município. Carlos Daniel foi internado no Hospital Animed, onde faleceu. O 6º DP segue com diligências para apurar as circunstâncias do acidente.

Informações adicionais

Não foram divulgados detalhes sobre as medidas específicas que estavam em vigor para a segurança dos trabalhadores durante a desmontagem dos estandes na feira.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.