CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após período tenso, Hospital das Clínicas de Ribeirão analisa possível fechamento de leitos exclusivos de Covid-19

Unidade começa a ter alívio no atendimento de pacientes graves com a doença, como explica o superintendente do HC-RP
fechamento leitos Covid-19
Unidade começa a ter alívio no atendimento de pacientes graves com a doença, como explica o superintendente do HC-RP

Unidade começa a ter alívio no atendimento de pacientes graves com a doença, como explica o superintendente do HC-RP

Após meses de tensão e risco de colapso, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC) registra alívio na pressão de atendimento a pacientes graves com Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 caiu de 68 para 55 pacientes em uma semana, representando uma redução de 20%. Atualmente, a taxa de ocupação está em 70%, segundo informações do site do hospital.

Redução de Atendimentos e Represamento de Casos

Em entrevista à CBN, o superintendente do HC, Dr. Benedito Marciel, explicou que a redução no número de pacientes permitiu um momento mais tranquilo. O hospital havia reduzido atendimentos em diversas áreas devido à abertura de leitos para Covid-19, deslocamento de funcionários e preocupação com aglomerações. Apesar da redução, o HC manteve a produção acima das metas pactuadas com o SUS. Entretanto, o represamento de atendimentos durante a fase mais crítica da pandemia resultou em um aumento de casos mais graves chegando ao hospital, exigindo uma retomada cuidadosa dos atendimentos.

Situação da Equipe Médica e Vacinação

Dr. Marciel também abordou a questão da força de trabalho. O HC realizou diversas contratações temporárias durante a pandemia, mas enfrenta uma perda significativa de funcionários próprios, com 305 funcionários a menos e um pedido de renovação de contrato para 237 funcionários em tramitação. A falta de profissionais afeta principalmente os setores de enfermagem e terapia intensiva. Apesar dos desafios, a vacinação dos profissionais de saúde do HC foi concluída em 100%, incluindo funcionários próprios e terceirizados, garantindo maior segurança sanitária.

Perspectivas e Cuidados

O superintendente ressaltou a necessidade de cautela na transição para uma nova fase, observando a experiência de outros países onde a redução rápida de casos levou a novos surtos. O retorno ao trabalho presencial de todos os funcionários, desde a última segunda-feira, demonstra a confiança na situação atual, mas a vigilância continua sendo fundamental para garantir a saúde da população e dos profissionais do HC. A experiência do hospital em atendimento à Covid-19, servindo como referência para a região e o Brasil, reforça a importância da gestão cuidadosa da transição e da manutenção dos serviços de saúde.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.