CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após pressão dos pais, Prefeitura desiste de suspender o ensino integral na Prof. Dr. Ruy Escorel Ferreira Santos

Grupo alegou que, por conta do trabalho, não teria com quem deixar as crianças; escola fica no bairro Heitor Rigon
ensino integral
Grupo alegou que, por conta do trabalho, não teria com quem deixar as crianças; escola fica no bairro Heitor Rigon

Grupo alegou que, por conta do trabalho, não teria com quem deixar as crianças; escola fica no bairro Heitor Rigon

Após protestos de pais e mães de alunos da Escola Municipal Professor Dr. Ruiz Correl Ferreira Santos, localizada no bairro Itorrigom, a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto decidiu manter o ensino integral na instituição para o próximo ano. A decisão foi tomada após um abaixo-assinado e manifestações na porta da escola, onde pais expressaram preocupações com o fim do programa e a falta de alternativas para o cuidado de seus filhos durante o dia.

Preocupações dos Pais

Pais de alunos relataram dificuldades em conciliar o trabalho com a falta de ensino integral. Uma auxiliar de limpeza, Iana Rigueiro, mãe de um aluno de seis anos, relatou a dificuldade financeira de contratar uma cuidadora para seu filho, considerando o custo de R$ 400 por mês. Natalia Monique dos Santos, cuidadora de idosos e mãe de um aluno da escola, destacou a qualidade do ensino oferecido e a preocupação com a falta de alternativa caso o ensino integral fosse suspenso. Luciana Arcangelo, avó de um aluno de quatro anos, também se manifestou contra o fim do programa, reforçando a necessidade de manter o ensino integral para as crianças menores.

A Necessidade de Planejamento

José Eduardo de Oliveira, especialista em educação, ressaltou a importância do planejamento e da consulta à comunidade escolar antes de decisões que impactam alunos, famílias e professores. Ele enfatizou a necessidade de uma análise ampla da demanda, envolvendo professores, diretores, funcionários, pais e alunos, para evitar problemas como o ocorrido na Escola Municipal Professor Dr. Ruiz Correl Ferreira Santos. O especialista destacou que a falta de planejamento gera prejuízos não apenas para as famílias, mas também para a qualidade da educação dos alunos e para os próprios professores.

Recuo da Secretaria e Implicações

A Secretaria Municipal de Educação, após a pressão da comunidade, confirmou a manutenção do ensino integral na escola. O secretário Felipe Ilias Miguel havia declarado anteriormente que a cidade não tinha capacidade para oferecer ensino integral em todas as escolas, mas que buscava atender a demanda. A pressão popular, no entanto, levou ao recuo da decisão inicial. O caso demonstra a importância da participação da comunidade escolar nas decisões que afetam a educação pública e a necessidade de um planejamento cuidadoso e transparente por parte da Secretaria de Educação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.