Pacientes questionaram a forma como foi conduzida a imunização dos profissionais autônomos da saúde
Nesta quarta-feira (dia não especificado), a vacinação de profissionais de saúde autônomos em Ribeirão Preto teve início em dois locais: o Centro Médico do Jardim Irajá e a Associação Odontológica de Ribeirão Preto (AORP). Em ambos os locais, 700 doses da vacina foram distribuídas.
Vacinação no Centro Médico do Jardim Irajá
No Centro Médico do Jardim Irajá, a vacinação começou cedo e se estendeu até as 15h30. Apesar da grande demanda inicial, com pessoas chegando antes das 5h da manhã, o final da tarde transcorreu com tranquilidade. Alcimar Dias, psicólogo e um dos últimos vacinados, relatou ter chegado por volta das 8h40 e aguardado várias horas. Ele destacou a importância da vacinação para a segurança dos profissionais de saúde.
Pontos de Melhoria na Organização
Profissionais que foram vacinados apontaram falhas na organização do processo. A ausência de agendamento e a distribuição de senhas causaram confusão e aglomeração, especialmente pela manhã. Houve relatos de pessoas utilizando fitas zebradas para tentar organizar a fila, que chegava a dobrar o quarteirão. A sugestão de separar os profissionais por categoria foi levantada como forma de melhorar a organização e evitar tumultos.
Leia também
Situação Atual e Próximos Passos
A prefeitura de Ribeirão Preto informou que a vacinação continuará nos mesmos locais até sábado, com a distribuição de 700 senhas por dia em cada ponto. Ainda faltam 10 mil profissionais de saúde autônomos para serem vacinados na cidade. A expectativa é imunizar 3.600 pessoas com as doses disponíveis atualmente. A imunização de idosos acima de 90 anos está prevista para começar na próxima segunda-feira. A prefeitura reforçou a necessidade de apresentar documento do Conselho de Classe, documento pessoal com foto e comprovante de residência para receber a vacina. A orientação é para que todos mantenham o distanciamento social e utilizem máscaras.


