Vereador do PP foi contra o envio do dinheiro ao Pró-Urbano; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto realiza hoje a eleição da mesa diretora para 2024. A sessão, que começa às 18h, deve eleger Franco Ferro como novo presidente por aclamação. Matheus Moreno será o primeiro vice-presidente, Lincoln Fernandes o primeiro secretário e Giancora Uzi o segundo secretário. A segunda vice-presidência ainda está em aberto.
Eleição sem Surpresas
A eleição de Franco Ferro é esperada sem grandes imprevistos, após Renato Zucolotto desistir da candidatura. Apesar da expectativa de aclamação, o processo eleitoral foi marcado por reclamações de vereadores sobre a falta de reuniões coletivas para o alinhamento dos nomes, com muitas decisões tomadas em grupos de WhatsApp. Zucolotto, que esperava assumir a presidência em 2023, ficou insatisfeito com a situação, mas busca atrásra a presidência da Comissão de Constituição e Justiça.
Mudança na Liderança do Governo
Em outra notícia, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, substituiu o vice-líder do governo na Câmara, Elizeu Rocha. Rocha, após se posicionar contra um projeto de R$ 70 milhões, pediu afastamento por 20 dias. André Trindade, da Secretaria de Esportes, assume a vaga, enquanto Isaac Antunes permanece como líder do governo. A decisão está relacionada à votação do projeto de ônibus, que gerou descontentamento na prefeitura e no partido de Rocha, o Progressistas. Com o afastamento de Rocha, a votação do projeto, prevista para quinta-feira, pode ser afetada.
Leia também
Situação na Câmara
A eleição da mesa diretora da Câmara de Ribeirão Preto segue o padrão de negociações prévias, com o voto aberto definindo os cargos. A transparência do processo contrasta com as discussões internas e a troca na liderança do governo, demonstrando a dinâmica política local. A ausência de grandes disputas na eleição da mesa diretora, em contraste com as tensões em torno do projeto de R$ 70 milhões, destaca as diferentes frentes de atuação política na cidade.