Atualização permitirá que, em casos de roubo, o celular continue ativo na rede de telefonia, o que facilita o rastreamento
O aplicativo Celular Seguro, APP ‘Celular Seguro’, do Ministério da, do Ministério da Justiça, completou um ano em dezembro e passou a contar com uma nova função para facilitar a recuperação de aparelhos perdidos ou roubados. A atualização permite que o usuário escolha entre bloquear totalmente o aparelho ou apenas a linha telefônica, o que pode ajudar a diminuir prejuízos.
Nova funcionalidade de bloqueio: Antes, o aplicativo bloqueava o aparelho por meio do bloqueio do IMEI (número de identificação do telefone), impedindo seu uso. Embora essa medida evitasse o uso do celular por criminosos, ela também impossibilitava que o dono utilizasse o aparelho caso ele fosse recuperado pela polícia.
Modo recuperação: Com a nova função, chamada modo recuperação, quando um novo chip é inserido no aparelho bloqueado, as operadoras enviam informações ao Ministério da Justiça, que repassa os dados às polícias estaduais para investigação. Assim, o dono do celular pode recuperar o aparelho sem perder seu uso.
Leia também
Novas funcionalidades previstas: Nos próximos 90 dias, o aplicativo deve receber outras atualizações, como a possibilidade de consultar a lista de aparelhos bloqueados antes de comprar um celular usado, evitando a compra de equipamentos roubados. Também será possível receber uma mensagem ao ligar o aparelho informando que ele foi perdido ou roubado.
Como cadastrar o aparelho
Para cadastrar o telefone, o usuário deve baixar o aplicativo Celular Seguro no aparelho ou acessar o site celularseguro.mj.gov.br e fazer login com a senha do gov.br. Embora a ferramenta não impeça o roubo, ela pode aumentar as chances de recuperação do aparelho.



