CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprenda a exigir qualidade de produtos oferecidos pelo setor público

Diretor do Ipem, Raul Vicentini, conversou com a CBN Ribeirão
qualidade de produtos
Diretor do Ipem, Raul Vicentini, conversou com a CBN Ribeirão

Diretor do Ipem, Raul Vicentini, conversou com a CBN Ribeirão

Ao adquirir um produto, o consumidor busca qualidade e conformidade com as especificações da embalagem. Mas, quando se trata de bens e serviços fornecidos pelo setor público, essa garantia é sempre assegurada? O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) atua em parceria com prefeituras para regular e fiscalizar a qualidade desses produtos.

O Papel do Ipem nas Licitações Públicas

Segundo Raul Vicentini, diretor administrativo do Ipem, a avaliação da qualidade ocorre principalmente em produtos adquiridos através de licitações públicas. O problema frequente é que empresas vencem os processos licitatórios com propostas aparentemente vantajosas, mas entregam produtos em total desacordo com as especificações originais. É nesse cenário que o Ipem entra em ação, para verificar e garantir a qualidade dos produtos.

Exemplos Práticos e Benefícios da Parceria

Vicentini exemplifica com materiais escolares, como mochilas, uniformes e tênis, que antes da atuação do Ipem apresentavam baixa durabilidade. Após o estabelecimento de parcerias com prefeituras, como a de São Paulo, a durabilidade desses materiais melhorou significativamente. O Ipem também atesta a qualidade de mobiliário de escritório e materiais de construção civil, como fiação, lâmpadas e tomadas. O objetivo não é restringir a participação de empresas, mas sim assegurar a qualidade dos produtos entregues.

Expansão das Parcerias e Custos Envolvidos

Em 2018, o Ipem já possuía parcerias com cerca de 100 municípios do estado. A proposta de convênios também está em discussão na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A parceria gera custos, mas estes podem ser repassados à prestadora de serviço. Uma verificação simples, como a da qualidade de uniformes escolares, pode custar cerca de R$ 150, um valor considerado baixo diante dos benefícios. Em alguns casos, a prefeitura não arca com os custos, exigindo que as empresas participantes do processo licitatório realizem o teste de conformidade pelo Ipem.

A iniciativa busca assegurar que os produtos e serviços adquiridos pelo setor público atendam aos padrões de qualidade esperados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.