Professor Luiz Puntel ensina como realizar esse exercício que não precisa de academia, o sorriso; ouça o ‘Oficina de Palavras’
O professor Luiz Puntel ensina um exercício simples e gratuito que pode melhorar relacionamentos pessoais, profissionais e sociais: sorrir.
O exercício do sorriso
O exercício consiste em contrair os músculos zigomáticos maiores, responsáveis pelo sorriso, abrindo um sorriso sincero de orelha a orelha. Esse simples ato, segundo Puntel, abre portas para conexões positivas.
A ciência por trás do sorriso
Grandes nomes da história, como Michelangelo e Da Vinci, além de cientistas como Darwin e o neurologista francês Guillaume Duchenne, estudaram o sorriso. Duchenne, inclusive, utilizou eletrodos para estudar sua funcionalidade, demonstrando sua importância na comunicação humana. A Universidade de São Paulo, inclusive, utiliza o riso como tema em provas de redação para seus futuros cientistas.
Leia também
- Pneu que murchou repentinamente causou acidente que fez influenciador perder parte das pernas
- Acidente de trabalho e direitos trabalhistas: O que pode ser considerado acidente de trabalho e o que fazer caso sofrer um?
- Atividade física e câncer de cólon: Prática regular de exercício físicos pode reduzir risco de reincidência de câncer de cólon
O Dia Internacional do Riso e os benefícios do sorriso
A origem do Dia Internacional do Riso se deve ao Dr. Madan Kataria, que em 1998 reuniu mais de dez mil pessoas em Mumbai, Índia, para um evento coletivo de riso. O professor Puntel incentiva a prática do sorriso sincero como forma de tornar a vida mais leve e de criar conexões positivas com as pessoas ao redor. Um simples sorriso pode provocar simpatia e melhorar o dia de alguém, além do seu próprio.