Ouça a coluna ‘CBN Cinema’, com André de Castro
Após a premiação do Oscar 2017, André de Castro comenta os detalhes da cerimônia, focando no polêmico erro no anúncio de Melhor Filme.
A Confusão do Oscar
A 89ª cerimônia do Oscar entrou para a história por um grande equívoco: a incorreta indicação de La La Land como Melhor Filme. O anúncio gerou confusão e decepção, principalmente porque filmes como Moonlight eram considerados superiores por muitos. A surpresa veio com a correção, revelando Moonlight como o verdadeiro vencedor. A reação dos presentes, incluindo ícones como Meryl Streep, foi de espanto. O incidente gerou memes e discussões nas redes sociais, aumentando a popularidade de ambos os filmes.
Equívocos e Acertos na Noite
Apesar do momento marcante, a cerimônia teve altos e baixos. A vitória de Casey Affleck como Melhor Ator foi considerada um equívoco por alguns, assim como a de Emma Stone como Melhor Atriz. Por outro lado, as premiações de Viola Davis (Melhor Atriz Coadjuvante) e de outros atores coadjuvantes foram consideradas justas e merecidas. O Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para o Irã, embora politicamente correto, gerou debates sobre sua qualidade artística em comparação com outros indicados.
Leia também
Um Oscar Bem Distribuído
Apesar das controvérsias, a premiação foi bem distribuída. Nenhum filme dominou a noite, e os prêmios técnicos também foram divididos entre vários filmes. A premiação do filme A Bruxa, no Spirit Awards (evento pré-Oscar), também foi destacada, celebrando o trabalho do produtor executivo brasileiro Lourenço Santana e o gênero de terror.
A cerimônia do Oscar 2017, marcada por erros e acertos, gerou debates e discussões que perduram até hoje, mostrando o impacto cultural e a imprevisibilidade de um evento tão importante.



