Medidas restritivas seguem até às 6h de sábado (27)
Araraquara decreta toque de recolher devido ao avanço do coronavírus
Restrições impostas pelo toque de recolher
Em decorrência do aumento significativo de casos de coronavírus na cidade e região, Araraquara, que se encontra na fase vermelha, decretou toque de recolher a partir das 21h. Apenas serviços essenciais, como postos de combustíveis, farmácias, hospitais e entregas de comida por delivery, estão autorizados a funcionar. A medida visa conter a disseminação do vírus.
Impactos do lockdown na população
A população tem relatado dificuldades com o sistema de delivery de supermercados, enfrentando longos tempos de espera e taxas elevadas. A prefeitura ampliou o lockdown até as 6h do próximo sábado, justificando a decisão pelo baixo índice de isolamento social. O novo decreto permite o funcionamento de delivery para distribuidores de gás, comércio de hortifrutigranjeiros e abastecimento de veículos de trabalhadores essenciais, das 8h às 18h. Supermercados podem operar apenas via delivery, enquanto outros comércios não essenciais permanecem fechados.
Leia também
Situação crítica da saúde e perspectivas
O prefeito Edinho Silva afirmou que a cidade enfrenta um colapso no sistema público de saúde, justificando a necessidade do lockdown. Dados recentes apontam 47% de positividade em amostras de coronavírus, com 139 novos casos confirmados. O isolamento social na segunda-feira foi de 49%, abaixo do ideal (70% ou mais) para conter a circulação do vírus. A cidade também registrou casos da variante de Manaus. Apesar das dificuldades econômicas, a prioridade é conter o avanço da pandemia e salvar vidas.



