CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Araraquara é dona de quase metade das patentes da Unesp

Aproximadamente 40% são da cidade, sendo que 25% do total é do Instituto de Química
patentes Unesp
Aproximadamente 40% são da cidade, sendo que 25% do total é do Instituto de Química

Aproximadamente 40% são da cidade, sendo que 25% do total é do Instituto de Química

Araraquara se destaca na produção de patentes dentro da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Um levantamento recente revelou que 37,7% das patentes registradas em todas as unidades da Unesp são provenientes do campus de Araraquara.

Liderança do Instituto de Química

O Instituto de Química (IQ) lidera o ranking de registros, sendo responsável por 25,3% do total de patentes. A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) também se destaca, contribuindo com 10% dos registros. O estudo, conduzido por um professor da FCF, analisou o período entre 1980 e 2012, contabilizando 130 depósitos e patentes.

Evolução ao Longo das Décadas

A Unesp de Araraquara começou a ganhar relevância nas décadas de 80 e 90, com a obtenção de 19 patentes. No entanto, o período de maior produção foi entre 2000 e 2010, com 80 registros. Nos dois anos seguintes, foram conquistadas mais 27 patentes. Segundo o professor Rondinelli Donizete Herculano, responsável pelo estudo, essa evolução está ligada à proximidade dos cursos oferecidos com as demandas do mercado.

Contribuições de Cecília Lalussi

Uma das pesquisadoras que impulsionaram o destaque do campus é Cecília Lalussi, do Instituto de Química. Com 50 anos dedicados à pesquisa, ela conquistou seis patentes na área de química, incluindo a produção de álcool a partir do bagaço de açúcar e um novo fermento de pão mais barato. Lalussi ressalta a importância do registro de patentes para proteger as descobertas e garantir o reconhecimento dos pesquisadores.

O registro de patentes é crucial para proteger a propriedade intelectual e incentivar a inovação. Além disso, permite que a universidade demonstre o impacto de suas pesquisas. O desafio atrásra é transformar essas descobertas em soluções práticas para a sociedade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.