Araraquara registra segundo acidente de trem em uma semana
Araraquara se tornou palco de intensos trabalhos de remoção após o descarrilamento de 30 vagões carregados de milho. Tratores e caminhões foram mobilizados para retirar a carga espalhada na região. A concessionária Rumo investiga as causas do acidente, com suspeitas de falha em um engate.
Cenário de Guerra e Investigação
O cenário no local do acidente, na região de Bahia Ruxá, Caraflora, assemelha-se a um “desenho de sanfona”, conforme descrito. A Rumo, responsável pela linha férrea, está conduzindo uma investigação para apurar as causas do descarrilamento. A suspeita inicial recai sobre uma possível falha em um dos engates da composição.
Segundo Acidente em Uma Semana
Este é o segundo acidente em um curto período de tempo na região de Araraquara. O local deste incidente fica a aproximadamente 13 quilômetros do local do acidente anterior, que envolveu um caminhão de cana-de-açúcar na Estação do Ouro. Felizmente, assim como no incidente anterior, não houve feridos.
Leia também
Impacto e Remoção da Carga
A operação de remoção da carga de milho e dos vagões tombados é complexa e demorada. A linha férrea também foi danificada e provavelmente necessitará de reparos. A prioridade inicial é separar os vagões e a carga, garantindo a segurança do local. O destino final do milho ainda será determinado. A linha férrea em questão é crucial, conectando o interior do estado ao Porto de Santos. Embora não haja prejuízos imediatos relatados ao porto, a dimensão da carga transportada por esses vagões hopper, com capacidade de até 105 toneladas, sugere que os prejuízos totais serão consideráveis.
A prioridade é a segurança e a restauração da área afetada.



