Cidade restringiu a circulação das pessoas e a abertura do comércio após serem identificadas novas cepas da Covid-19
Araraquara, a 90 quilômetros de Ribeirão Preto, decretou lockdown a partir de hoje. A medida foi motivada pela identificação de novas variantes do coronavírus na cidade, embora a Secretaria da Saúde tenha descartado a circulação da cepa britânica.
Variante de Manaus
Segundo informações do Rafael Cristofoletti da CBN Araraquara, foram confirmados apenas 12 casos da cepa brasileira P.1, originária de Manaus. A cidade registra 127 casos ativos de infecção por Covid-19 e 147 mortes desde o início da pandemia.
Restrições e Fiscalização
O lockdown em Araraquara impõe restrições à circulação de veículos e pessoas. Serviços essenciais como farmácias, padarias e supermercados funcionam até às 20h, e postos de combustíveis até às 19h. Equipes estão bloqueando vias importantes, como a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, para coibir a circulação desnecessária. A orientação inicial é apenas orientar quem circula sem justificativa, sendo a multa aplicada apenas em casos de descumprimento reiterado ou atividades não permitidas. O valor da multa é de aproximadamente R$ 120,56.
Leia também
Situação Atual
Apesar das restrições, o movimento na cidade está bem mais tranquilo que o normal. A fiscalização se concentra em entender o motivo da circulação, sem a obrigatoriedade de apresentação de documentos no momento. A prioridade é incentivar o isolamento social e o cumprimento das regras, com a aplicação de multas apenas como última alternativa. O lockdown está previsto para durar 12 dias.



