Dom Moacir Silva, de 70 anos, relembrou encontros com o pontífice e destacou a importância dele como chefe da Igreja Católica
Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, celebrou 70 anos em meio a lembranças marcantes de seu relacionamento com o Papa Francisco. Nomeado arcebispo em 24 de abril de 2013, Dom Moacir foi o primeiro brasileiro a receber essa nomeação das mãos do pontífice.
Encontros Memoráveis com o Papa Francisco
Em entrevista coletiva, Dom Moacir relembrou com emoção seus encontros com o Papa. O primeiro ocorreu no Vaticano, quando recebeu a ordem para assumir o cargo. A determinação de Francisco para que realizasse um bom trabalho o impactou profundamente. Um segundo encontro aconteceu em Roma, onde recebeu o pallium. O gesto de Francisco, ao entregar o pallium com as palavras “bom trabalho lá”, ficou gravado na memória do arcebispo. Seu último encontro pessoal com o Papa ocorreu em 2019.
Contribuições do Papa Francisco para o Brasil
Dom Moacir destacou as contribuições de Francisco para o Brasil, mencionando sua preocupação com causas ambientais, especialmente a Amazônia. A visita do Papa ao país em 2013, incluindo o Rio de Janeiro (Jornada Mundial da Juventude) e Aparecida, também foi lembrada. Dom Moacir expressou a expectativa de que o próximo Papa siga a linha de atuação de Francisco.
Leia também
Arquidiocese de Ribeirão Preto segue rotina
A Arquidiocese de Ribeirão Preto segue suas atividades normalmente, com apenas uma pequena alteração temporária em um momento de oração durante as missas. A Arquidiocese emitiu nota lamentando a morte do Papa na manhã de segunda-feira.



