CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Área do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho já teve mais de 70% da vegetação natural destruída por incêndios

Queimadas começaram na quarta-feira (8) e novos focos vêm surgindo desde então; os animais que vivem no local foram remanejados
incêndios em Sertãozinho
Queimadas começaram na quarta-feira (8) e novos focos vêm surgindo desde então; os animais que vivem no local foram remanejados

Queimadas começaram na quarta-feira (8) e novos focos vêm surgindo desde então; os animais que vivem no local foram remanejados

Incêndio de grandes proporções destrói o Instituto de Zotecnia de Sertãozinho

Um grave incêndio atingiu o Instituto de Zotecnia de Sertãozinho (IZE) na segunda-feira, destruindo cerca de 70% da vegetação natural e pastagens do local. O fogo, que começou por volta de 13h, durou aproximadamente duas horas e foi combatido por funcionários do instituto e de usinas da região, com o apoio de aeronaves que jogaram água na área atingida.

Impacto devastador e prejuízos significativos

De acordo com Joslaini Cirilo, diretora do IZE, o fogo atingiu toda a fazenda, inclusive a reserva, onde o combate foi dificultado pela geografia do terreno. Apesar do esforço conjunto, aproximadamente 75% das pastagens foram perdidas. A diretora destacou a dificuldade em controlar as chamas devido ao vento forte e atípico, além da seca prolongada que atingiu a região nos últimos dias. Os cerca de 1700 bovinos do instituto foram salvos e removidos para locais seguros, mas a diretora alertou para a necessidade de um plano nutricional intensivo para os animais, especialmente as 700 matrizes que estão próximas ao período de parto.

Monitoramento e prevenção

As equipes do IZE e funcionários das usinas da região permanecerão monitorando a área para evitar novos focos de incêndio. Joslaini Cirilo afirmou que nunca havia presenciado uma situação tão grave, ressaltando a combinação de seca intensa e ventos fortes como fatores cruciais para a rápida propagação das chamas. A fumaça gerada pelo incêndio também causou problemas de visibilidade em rodovias próximas, como a Anhanguera, entre Jardinópolis e Sales Oliveira, afetando o trânsito na região.

A situação exige uma avaliação completa dos danos e a implementação de medidas para recuperação da área afetada e para a proteção dos animais. A seca prolongada e os fortes ventos atípicos demonstram a necessidade de um planejamento estratégico para prevenção de incêndios em áreas rurais, minimizando os impactos ambientais e econômicos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.