O Centro de Ribeirão Preto recebe, neste fim de semana, a terceira edição do Arraiá da ACIRP, que neste ano será realizada pela primeira vez durante três dias. A programação gratuita começou nesta sexta-feira (3) e segue até domingo (6), na Praça Carlos Gomes, reunindo apresentações musicais, quadrilhas, comidas típicas, brincadeiras e ações beneficentes.
A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) é receber cerca de 10 mil pessoas durante o evento. Além do entretenimento, a iniciativa busca incentivar a circulação de moradores pelo centro da cidade, fortalecer o comércio local e arrecadar recursos para entidades assistenciais.
Comércio local
Segundo a presidente da ACIRP, Sandra Brandani, o principal objetivo do evento é aproximar novamente a população da região central de Ribeirão Preto, contribuindo para o movimento do comércio.
De acordo com ela, a realização da festa na Praça Carlos Gomes, considerada um dos cartões-postais da cidade e de fácil acesso para moradores de diferentes bairros, estimula as pessoas a redescobrirem o Centro e conhecerem os estabelecimentos da região.
No ano passado, quando o evento teve dois dias de duração, aproximadamente 6,5 mil pessoas participaram da programação. Com a ampliação para três dias, a expectativa é superar esse público.
Ação beneficente
O Arraiá também mantém o caráter solidário. As barracas de alimentação serão operadas por entidades assistenciais de Ribeirão Preto, que ficarão com toda a renda obtida durante a festa.
Além disso, o evento será ponto de arrecadação da Campanha do Agasalho. A população poderá levar roupas de frio e cobertores para doação, contribuindo com pessoas em situação de vulnerabilidade durante o inverno.
Segundo Sandra Brandani, fornecedores e artistas locais também foram priorizados na organização da festa, fortalecendo a economia da cidade e valorizando a produção regional.
Programação
A programação acontece entre os dias 4 e 6 de julho, sempre das 16h às 22h, com entrada gratuita. O público poderá acompanhar apresentações de artistas da região, com repertórios de sertanejo, MPB e forró, além de quadrilhas, comidas típicas e atividades voltadas para toda a família.
A organização destaca que o evento contará com estrutura para receber o público na Praça Carlos Gomes e reforça o convite para que moradores aproveitem a programação e contribuam com a Campanha do Agasalho.



