Para combater a disseminação da doença, mutirão foi feito na Zona Leste de Ribeirão Preto na manhã de sábado
Um grande mutirão contra a dengue foi realizado na Zona Leste da cidade, com o apoio de mais de 300 voluntários de diversas instituições. A ação, organizada pela Secretaria da Saúde, contou com a participação do Centro de Educação Profissional, SIM de Saúde, Centro de Voluntariado Universitário, Tiro de Guerra, Ordem Demolay, Igreja dos Santos dos Últimos Dias e EPTV.
Resultados do Arrastão
Maria Lúcia Biagini, chefe da Vigilância Ambiental em Saúde, avaliou o resultado do arrastão como “excepcional”. Segundo ela, foram retirados 20 caminhões de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o que representa uma grande quantidade de ovos removidos do ambiente. A população se mostrou receptiva à ação, colaborando com os voluntários.
Principais Criadouros Encontrados
Durante o arrastão, os voluntários encontraram diversos tipos de criadouros, como pneus, latas, vasos sanitários soltos e outros recipientes que acumulam água. A chefe da Vigilância Ambiental ressaltou a importância de a população repensar seus hábitos e eliminar esses focos, pois a saúde de suas famílias está em suas mãos.
Leia também
Próximos Passos e Prevenção Contínua
Embora um novo arrastão ainda não tenha data definida, a Secretaria da Saúde planeja realizar outra ação em novembro, que poderá ser focada na limpeza de criadouros ou na educação da população. A escolha da Zona Leste para o arrastão se deu após levantamentos de índices que apontaram a região como área de maior concentração de criadouros. Maria Lúcia enfatizou a importância das parcerias, pois os voluntários aprendem na prática sobre a prevenção da dengue.
Atitudes simples, como colocar sal nos ralos e lavar a bandeja de degelo da geladeira, podem fazer toda a diferença na prevenção da dengue. A colaboração de todos é fundamental para combater essa doença que causa tanto sofrimento e pode até matar.



