Artista Catia Machado lança música que canta as 34 cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto
Um projeto inovador está impulsionando o artesanato na região, buscando valorizar os talentos locais e fortalecer a economia criativa. Com o lançamento de uma música tema e a realização de feiras, a iniciativa promete dar visibilidade aos artesãos e conectar suas histórias com o público.
Mapeamento e Formação da Rede de Cooperação
Após um extenso mapeamento que identificou 650 artesãos, o projeto focou na formação de uma rede de cooperação. Cerca de 300 artesãos participaram de encontros com especialistas, designers e professores de arte, resultando em um conjunto de peças que representam as 24 cidades participantes. O objetivo é criar uma coleção que circule pela região, com uma plataforma digital que conta a história de cada artesão e sua obra.
Conectando Talentos e Criando Coleções Temáticas
Um dos destaques do projeto é a conexão entre os artesãos. Um exemplo inspirador é a parceria entre um artesão de macramê e um marceneiro, que resultou na criação de uma cadeira única. Além disso, foram criadas coleções temáticas, como a “Memórias da Fé”, que reúne os 21 santos padroeiros das cidades participantes, e a coleção “Ligado pela História”, com souvenirs que celebram a identidade de cada município.
Leia também
- Show música italiana thiago arancan: Thiago Arancam canta sua trajetória através de grandes sucessos da música italiana
- Ricardo Silva sanciona lei que transforma Guarda Civil Metropolitana em Polícia Metropolitana
- PGJ de SP contesta mudança da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Metropolitana em Ribeirão
Feiras, Música e Economia Criativa
A primeira feira do projeto será realizada em São Simão, marcando o lançamento da música tema, criada para ser a trilha sonora das feiras. A música, um desafio para os músicos Katia Machado e Neon Marks, menciona os 34 nomes das cidades da região metropolitana. O projeto, uma parceria com o Proac do governo do estado de São Paulo, busca fortalecer a economia criativa, proporcionando renda e visibilidade aos artesãos.
O projeto visa fortalecer a identidade cultural da região e empoderar os artesãos, transformando suas habilidades em negócios sustentáveis. A plataforma online, www.circular.com.br, exibirá a coleção, as fotos e as histórias dos artesãos, promovendo a circulação de seus produtos e o desenvolvimento da economia criativa local.