Ouça a coluna ‘Cerveja de Conteúdo’ com Carlos Braghin
Neste episódio de Cerveja de Conteúdo, o sommelier Carlos Braguin nos guiou por um universo de IPAs, mostrando que essa cerveja não se resume a um único sabor.
O que torna as IPAs tão diversas?
As IPAs (India Pale Ale) são um estilo de cerveja que desconstruiu o mercado cervejeiro, impulsionado pelo movimento americano de cervejas artesanais. A amargura é uma característica marcante, medida pelo IBU (International Bitterness Units). Quanto maior o IBU, mais amarga a cerveja. No entanto, a variedade de maltes e lúpulos utilizados permite uma grande diversidade de sabores e aromas, resultando em subestilos distintos.
Os diferentes tipos de IPA
A clássica American IPA é conhecida por seu amargor intenso. Outras variações populares incluem a New England IPA (turva e aromática), as Double/Imperial IPAs (mais alcoólicas e amargas), e a Double IPA/India Pale Ale, também conhecida como Pale Ale. A popularidade das IPAs é evidente: no ranking Untappd, quatro dos cinco estilos de cerveja mais consumidos são IPAs, com a American IPA liderando com mais de 11 milhões de citações.
Leia também
Recomendação para um dia chuvoso
Para uma sexta-feira chuvosa, Carlos recomenda uma American IPA, sugerindo a Sp 330 California Kitchen, uma cerveja de qualidade reconhecida nacionalmente. Essa opção proporciona uma experiência saborosa e refrescante, ideal para relaxar e desfrutar de um momento de prazer.