Duas famílias tiveram diversos pertences e os animais de estimação levados por ladrões; nem as câmeras impediram as ações
Criminosos estão deixando moradores de Ribeirão Preto em desespero após uma série de furtos em residências. Além de objetos de valor, pássaros e até mesmo animais de estimação têm sido alvos dos ladrões.
Furtos em residências: prejuízos materiais e emocionais
O relato de Fabrício ilustra a dimensão do problema. Sua casa foi invadida, e além de eletrônicos como TV, videogame e projetor, os criminosos levaram parte de sua criação de pássaros, criados com autorização do IBAMA e considerados animais de estimação. A perda dos pássaros causou um sofrimento adicional, pois representava mais do que um simples bem material. “A gente cria com carinho, né? Tem tudo, criou, nasceu aqui”, lamentou Fabrício, descrevendo o trabalho dedicado à criação dos animais.
Sequência de crimes: animais e objetos de valor são alvos
Este não é um caso isolado. Outro comerciante teve sua criação de pássaros furtada em circunstâncias semelhantes. Um caso ainda mais chocante ocorreu em dezembro passado, quando ladrões levaram o cachorro de estimação de uma família. Imagens de câmeras de segurança registraram o crime, que durou cerca de 10 minutos. O animal não foi encontrado até hoje. Recentemente, outro cachorro foi furtado na rua Eduardo Leite, nos Campos Elíseos. Além do animal, eletrodomésticos foram levados da residência.
Leia também
A impotência das vítimas e a orientação policial
A sensação de impotência e frustração é compartilhada pelas vítimas. Fabrício afirma que, embora possa repor os eletrônicos, a perda dos pássaros é irreparável. A polícia orienta o registro de boletins de ocorrência para auxiliar no mapeamento das áreas com maior incidência de crimes e no direcionamento das ações de patrulhamento. A comunidade espera por mais segurança e ações efetivas para coibir esses crimes que afetam não apenas o patrimônio, mas também o bem-estar emocional das famílias.



