Ideia teve o aval da Prefeitura; Ribeirão é considerada um dos polos cervejeiros do Brasil
Ribeirão Preto ganhará em breve um Museu da Cerveja, fruto do esforço de um grupo de apaixonados pela cultura cervejeira da região. Com mais de 130 anos de história cervejeira para contar, o projeto busca preservar um patrimônio cultural que, muitas vezes, é perdido com o tempo.
Primeira Exposição e Localização
A primeira exposição do Museu da Cerveja está prevista para 2022, no River’n Shopping, um dos apoiadores do projeto. A data exata ainda será definida. Paralelamente à exposição, uma loja será aberta no mesmo local para receber doações de acervos particulares que contribuirão para enriquecer a coleção do museu. A localização definitiva do museu ainda está sendo estudada, embora o ideal seria o prédio histórico da antiga Cervejaria Paulista, na rua Gerônimo Gossalvi, local carregado de história para a cidade.
Financiamento e Contribuições
Até o momento, o projeto é conduzido por um grupo de voluntários. A busca por investidores e contribuições começará em breve para viabilizar a construção do espaço físico e a continuidade do projeto. Qualquer pessoa que possua itens relacionados à história cervejeira de Ribeirão Preto e queira contribuir com o museu será bem-vinda.
Leia também
Objetivos e Impacto
O Museu da Cerveja de Ribeirão Preto tem como objetivo principal a preservação da memória cervejeira local, através da educação e informação. Além disso, o museu pretende impulsionar o turismo na cidade, conectando-se com bares, restaurantes e a gastronomia local. O projeto, em andamento desde atrássto de 2020, é um divisor de águas para a preservação da história cervejeira da região e promete ser um importante atrativo turístico e cultural.



