Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
A Bag de Ribeirão Preto lançou uma campanha com o objetivo de prevenir incêndios em áreas agrícolas e de preservação ambiental, inspirada em ocorrências como a da Mata de Santa Teresa. Marcos Matos, diretor executivo da entidade, detalha as práticas que visam reduzir as queimadas, contextualizando a evolução do setor sucroenergético.
A Evolução do Setor Sucroenergético e o Fim da Queima
Marcos Matos destaca que o fogo representa o passado, em virtude das mudanças agronômicas e tecnológicas, incluindo a mecanização do sistema produtivo e a capacitação dos trabalhadores. Apesar disso, o mês de atrássto registrou um aumento exponencial de focos de incêndio, muitos de natureza acidental, mas também com indícios de práticas criminosas. A combinação de ausência de chuvas, altas temperaturas, intensa radiação solar, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, somada à presença de material vegetal seco no campo, contribui para a propagação.
Causas e Consequências dos Incêndios
Os focos de incêndio estão frequentemente associados à imprudência, como o descarte inadequado de bitucas de cigarro, causando impactos econômicos e ambientais negativos. Tais ocorrências prejudicam tanto o campo, inserido em um novo contexto de sistema de produção, quanto a cidade. Produtores e usinas aderiram ao protocolo agroambiental de São Paulo na década passada, visando um futuro com um novo padrão agronômico e compromisso com a sustentabilidade, impulsionado pela mecanização.
Leia também
Ações e Medidas Preventivas
Entre as ações em andamento, Matos ressalta a importância da manutenção das estradas, especialmente em períodos de seca e baixa umidade. A entidade propõe um esforço público de fiscalização, em parceria com a Polícia Federal, rodoviária e administrações municipais. As usinas mantêm brigadas particulares para conter incêndios, com torres de observação, equipes em áreas elevadas, construção e limpeza de aceiros, comunicação constante via rádio e treinamento especializado.
A Bag almeja alcançar 100% da colheita mecanizada na região até 2016, mesmo as áreas que ainda não adotam a mecanização integralmente aderiram ao protocolo agroambiental. A entidade está comprometida com o sistema produtivo mecanizado de cana crua em toda a região. A ação proposta pela Bag engloba os quatro eixos do protocolo agroambiental de 2006: fim da queima da palha da cana, preservação de matas ciliares, conservação do solo e otimização de recursos hídricos.
As iniciativas em curso visam mitigar os riscos e preservar o meio ambiente.



