Estimativa é em relação ao mesmo período do ano passado; a expectativa é fechar 2021 com mais de 2 mil vagas positivas
A Associação Comercial de Ribeirão Preto (ACIRP) prevê um aumento significativo nas contratações temporárias para o fim de ano, com estimativa de crescimento de 12% em relação a 2020 e a possibilidade de fechar o ano com mais de 2 mil vagas.
Contratações impulsionadas pela Black Friday e datas comemorativas
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o aumento nas contratações temporárias começou a ser percebido já em outubro, impulsionado pelas vendas do Dia das Crianças e, principalmente, pela Black Friday. Em 2020, foram aproximadamente 1.800 contratações temporárias, enquanto a expectativa para 2021 é de 2.100, representando um crescimento de 12%.
Setores com maior demanda e perspectivas de efetivação
Os setores de vestuário, cama, mesa e banho e perfumarias são os que mais devem contratar trabalhadores temporários. A ACIRP acredita que parte dessas vagas temporárias poderá se tornar efetiva, com a estimativa de uma contratação efetiva a cada duas temporárias no comércio varejista.
Retomada econômica e capacitação profissional
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a retomada econômica e a busca por capacitação profissional contribuíram para o aumento das contratações temporárias. Muitos desempregados se profissionalizaram e formalizaram seus negócios, gerando novas oportunidades de trabalho. A ACIRP vê esse cenário como um indicador positivo da recuperação econômica, mesmo com a persistência da pandemia e o surgimento de novas variantes. A entidade destaca a geração de renda extra como um fator importante nesse processo.



