Grupo propõe à CBF a mudança do campeonato, com 38 rodadas, igual a Série A e B; reunião está marcada para o começo de 2022
A Série C do Campeonato Brasileiro está em discussão. Uma associação de clubes, presidida por Francisco Batistone, em Florianópolis, propõe mudanças no formato da competição para 2023.
Mudança de Formato
A proposta é que a Série C adote o mesmo formato das Séries A e B, com pontos corridos. A associação argumenta que isso premiaria a regularidade e o planejamento dos clubes, estimulando melhores investimentos e organização. A sugestão será apresentada à CBF no início do ano.
Pontos Corridos x Mata-Mata
Embora o formato de pontos corridos premie a regularidade e o investimento, o sistema de mata-mata oferece mais emoção e imprevisibilidade. Há um debate sobre a melhor opção, com alguns defendendo a manutenção de elementos do mata-mata, especialmente na definição do acesso, para preservar a paixão e a imprevisibilidade inerentes ao futebol brasileiro. Aumentar o número de jogos também é visto como positivo, contribuindo para a organização financeira dos clubes.
Leia também
Implicações e Considerações
A mudança de formato impactaria clubes como a Ferroviária, que, em um sistema de pontos corridos, possivelmente teria se classificado para a Série C. No entanto, a dificuldade dos grupos na fase de mata-mata precisa ser considerada, pois alguns grupos apresentaram maior nível de competição que outros. A disparidade na profissionalização dos clubes, exemplificada pela história do goleiro Giovanni Perim do Rio Branco de Venda Nova, que retornou ao futebol após anos atuando como advogado, também destaca a complexidade do cenário da Série D e a necessidade de um debate abrangente sobre o futuro das competições.



