Ao todo 70 mudas serão colocadas no local; iniciativa é da Associação Engenharia, Arquitetura e Agronomia
As árvores são essenciais para a manutenção da paisagem, proteção contra enxurradas, alimentação dos lençóis freáticos e abrigo para animais e humanos. Inicialmente, apenas seus frutos e madeira eram utilizados, mas com o desenvolvimento tecnológico, outros produtos como celulose, resinas e látex passaram a ser explorados. No entanto, o desmatamento permanece um grave problema.
Desmatamento na Amazônia e em Ribeirão Preto
Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia apontam que a Amazônia perdeu 184 quilômetros quadrados de floresta em dezembro de 2017, um aumento significativo em comparação aos 9 quilômetros quadrados desmatados em dezembro de 2016. Em Ribeirão Preto, em 2014, era necessário plantar mais de 42 mil árvores para atingir o mínimo recomendado de 30% de cobertura vegetal em bairros, o que explica as altas temperaturas na cidade. A falta de árvores pode aumentar a temperatura em até 6 graus.
Plantio de Mudas como Solução
Uma alternativa para minimizar os danos causados pelo desmatamento é o plantio de novas mudas, mas é crucial que haja orientação adequada. A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEA-RP) realizará um evento de plantio de 70 árvores no Parque Maurílio Biage para celebrar seus 70 anos. A iniciativa visa mostrar a importância da colaboração entre engenheiros, arquitetos e agrônomos, com oficinas de plantio e confecção de garrafas com sementes, oferecendo suporte e ensinamentos aos participantes.
Leia também
Evento de Plantio e Atividades
O evento acontecerá neste sábado, das 9h ao meio-dia, no Parque Maurílio Biage. Além do plantio, haverá atividades educacionais, artísticas e físicas gratuitas. A AEA-RP demonstra, assim, seu compromisso com a sustentabilidade e a comunidade, promovendo ações que unem celebração e preservação ambiental.



