De acordo com dados da Associação Paulista de Supermercado, a expectativa é que este ano o comércio fature 4,5% mais que em 2018
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) divulgou uma pesquisa recente sobre os produtos mais procurados para o Dia dos Pais. A expectativa é de crescimento de 4,5% nas vendas em comparação ao ano passado.
Carnes, Massas e Cervejas: Os campeões de vendas
De acordo com Rodrigo Canesim, diretor regional da Apas em Ribeirão Preto, carnes para churrasco, massas e cervejas lideram as vendas para a data. Além disso, cervejas especiais e vinhos também são opções populares como presentes.
Preços em alta e baixa: planejamento é essencial
Apesar do otimismo com o aumento nas vendas, o levantamento da Apas também apontou variações significativas de preços. Algumas carnes, como picanha (queda de 1,72%) e contrafilé (queda de 7%), estão mais baratas. Por outro lado, a linguiça (aumento de 8,95%) e a fraldinha (aumento de 5,43%) ficaram mais caras. A inflação acumulada no ano está em 2,48%, enquanto nos últimos 12 meses chegou a 13,5%.
Leia também
Hortifrutigranjeiros: atenção aos preços
Os preços dos hortifrutigranjeiros apresentaram oscilações mais acentuadas. Tomates (alta de 54%) e pimentões (alta de 53%) registraram aumentos significativos. Por outro lado, a cebola (queda de 22%) e o limão (queda de 36%) estão mais baratos, representando uma boa oportunidade para o consumidor.
O setor supermercadista espera aproveitar as vendas sazonais para impulsionar o crescimento e a geração de empregos. Apesar do aumento de preços em alguns itens, a variedade de opções e as ofertas em produtos específicos permitem que o consumidor faça escolhas inteligentes e planeje seu churrasco do Dia dos Pais.



