Quem tomou a primeira dose do imunizante, deve tomar a segunda etapa da vacina da Pfizer
O Governo do Estado de São Paulo anunciou uma mudança na vacinação contra a Covid-19 para gestantes e mulheres que deram à luz recentemente. A partir de 23 de julho, aquelas que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca deverão tomar a segunda dose com a vacina Pfizer.
Mudança na Vacinação
Anteriormente, a orientação era seguir a recomendação do Ministério da Saúde, completando o esquema vacinal 45 dias após o parto. No entanto, com a suspensão da AstraZeneca para este grupo em maio, devido a reações adversas, o Estado optou por liberar a substituição da segunda dose.
Impacto da Mudança
Mais de 9 mil grávidas em São Paulo que tomaram a primeira dose da AstraZeneca serão afetadas pela mudança. Os municípios estão autorizados a agendar a aplicação da segunda dose da Pfizer. A presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, Rosana Puccinelli, reforça a importância da medida para reduzir a mortalidade materna por Covid-19.
Leia também
Recomendações e Calendário
O Ministério da Saúde já recomendava a Coronavac ou Pfizer como primeira dose para gestantes. Com a decisão do Estado, a recomendação se torna oficial a partir de 23 de julho. É importante que as mulheres que receberam a AstraZeneca procurem os postos de vacinação para tomar a segunda dose da Pfizer, observando o calendário vacinal de cada município.



