CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Até 2030, 170 milhões de empregos devem ser gerados no mundo

David Forli Inocente comenta o estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral
Até 2030
David Forli Inocente comenta o estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral

David Forli Inocente comenta o estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com a Fundação Dom Cabral

Um estudo conjunto do Fórum Econômico Mundial e da Fundação Dom Cabral projeta a criação de 170 milhões de novos empregos no mundo até 2030, Até 2030, 170 milhões de empregos, com um saldo positivo de quase 80 milhões de vagas, considerando a eliminação de 92 milhões de postos de trabalho. A pesquisa ouviu profissionais de diversos países e setores, apontando uma transformação significativa no mercado de trabalho.

Transformações no mercado de trabalho: Os empregos que envolvem tarefas repetitivas, como telemarketing e atendimento em supermercados, tendem a ser substituídos por automação e tecnologias digitais. No Brasil, essa substituição da força de trabalho deve ocorrer em setores ligados ao agronegócio, serviços e tecnologia verde, que integra áreas como agronomia, biotecnologia e biologia.

Habilidades em alta e obsolescência: O levantamento indica que 40% das habilidades atualmente utilizadas no mercado de trabalho se tornarão obsoletas. As competências valorizadas para o futuro incluem pensamento analítico, resiliência, liderança social e alfabetização tecnológica, que envolve o domínio de sistemas digitais, automação e integração de dados.

Responsabilidade pela requalificação profissional

Embora muitas empresas estejam investindo em requalificação, a pesquisa destaca que a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional também recai sobre os trabalhadores, especialmente em pequenas e médias empresas. Profissionais são incentivados a buscar qualificação de forma autônoma para se manterem competitivos no mercado.

Desafios para instituições de ensino: O estudo aponta a necessidade de maior alinhamento entre teoria e prática nas instituições de ensino. As empresas demandam que os cursos preparem os alunos para aplicar conhecimentos no mercado de trabalho, promovendo crescimento empresarial e bem-estar dos profissionais.

Entenda melhor

O estudo reforça a importância da atualização constante e da escolha criteriosa de cursos e programas de qualificação, considerando o histórico e a efetividade das instituições de ensino para garantir a inserção e o sucesso no mercado de trabalho em transformação.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.