CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atendimento por doenças respiratórias aumenta em quase 30% nas UPAS de Ribeirão

Pacientes com suspeita de dengue e virose são a maioria; situação pode se agravar com a chegada do outono
doenças respiratórias
Pacientes com suspeita de dengue e virose são a maioria; situação pode se agravar com a chegada do outono

Pacientes com suspeita de dengue e virose são a maioria; situação pode se agravar com a chegada do outono

Aumento de Casos de Viroses e Dengue Lota Unidades de Saúde em Ribeirão Preto

As unidades de saúde de Ribeirão Preto têm registrado um aumento significativo na demanda por atendimento nas últimas semanas. De acordo com relatos de pacientes e confirmação da Secretaria Municipal de Saúde, o crescimento chega a 25% – 30%, principalmente devido ao aumento de casos de viroses e dengue.

Impacto da Sazonalidade e Dicas de Prevenção

A Secretaria de Saúde atribui o aumento da demanda à combinação de fatores, incluindo o aumento sazonal de doenças respiratórias no outono e a persistência da dengue. A secretária Jané Cristina destaca o aumento nos atendimentos, principalmente de crianças com doenças respiratórias, e a necessidade de cuidados intensivos, incluindo internações quando necessário. O infectologista Flávio Arbex explica que a mudança climática para um tempo mais seco e frio contribui para o aumento da circulação de vírus, resultando em piora de condições como rinite, sinusite, asma e outras doenças respiratórias. Ele recomenda o uso de máscaras como medida preventiva, especialmente para aqueles com sintomas gripais, para evitar a propagação de doenças.

Monitoramento e Contingência

A prefeitura de Ribeirão Preto monitora ativamente os números de casos de viroses, dengue e outras doenças. A Secretaria de Saúde possui um plano de contingência para lidar com um possível aumento expressivo nos números de dengue. Embora a estação seca possa diminuir os casos de dengue, a expectativa é de um aumento nas viroses devido ao tempo seco e à maior permanência em ambientes fechados.

Ribeirão Preto enfrenta um desafio significativo com o aumento de casos de viroses e dengue, impactando diretamente a capacidade de atendimento das unidades de saúde. A combinação de fatores sazonais e a necessidade de medidas preventivas reforçam a importância do monitoramento contínuo e da adoção de práticas de higiene para conter o avanço dessas doenças.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.