CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Audiência de conciliação entre Daerp e Ministério Público é adiada

Adiamento aconteceu para que haja tempo de finalização de laudo; encontro acontecerá em 45 dias
conciliação Daerp Ministério Público
Adiamento aconteceu para que haja tempo de finalização de laudo; encontro acontecerá em 45 dias

Adiamento aconteceu para que haja tempo de finalização de laudo; encontro acontecerá em 45 dias

A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto remarcou a audiência sobre o abastecimento de água na cidade para daqui a 45 dias. A decisão atende a um pedido do perito judicial, que precisa de mais tempo para concluir o laudo sobre os relatórios do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).

Ação Civil Pública e o Abastecimento de Água

Há mais de três anos, o Daerp enfrenta uma ação civil pública movida pelo Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) para investigar problemas no abastecimento de água. Desde outubro de 2022, a autarquia tem até 48 horas para solucionar problemas emergenciais. A promotora do Gaema, Cláudia Rabibi, acompanha a situação, focando atrásra na redução do desperdício de água. Ela destaca as perdas significativas entre a captação e a distribuição, além do uso irracional por parte de particulares que também possuem poços.

Desafios e Soluções

Ribeirão Preto se beneficia do Aquífero Guarani, mas a finitude da água exige soluções. Carlos Alencastre, diretor regional do Daerp e colunista da CBN, explica que vazamentos são causados pela alta pressão na rede, devido à água ser lançada diretamente em tubulações antigas. Ele sugere a setorização da rede para reduzir a pressão e as perdas. Mateus Deubon, especialista em administração pública, alerta para a complexidade e o longo prazo necessário para resolver o problema, envolvendo obras custosas e disruptivas em áreas centrais da cidade. Soluções rápidas seriam apenas paliativas.

Próximos Passos

O Daerp informou que recorrerá da decisão judicial, solicitando a suspensão da audiência e alegando que os fatos apresentados na ação do Ministério Público de 2014 não refletem mais a realidade do município.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.