CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Audiência discute restauração de obras de Portinari em Batatais

Secretário de Turismo Antônio Carlos Corrêa falou à CBN Ribeirão
Restauração obras Portinari
Secretário de Turismo Antônio Carlos Corrêa falou à CBN Ribeirão

Secretário de Turismo Antônio Carlos Corrêa falou à CBN Ribeirão

A Igreja Matriz de Batatais, um tesouro da arte sacra, está prestes a ter suas 28 obras de Candido Portinari restauradas e conservadas. Uma audiência de conciliação da ação civil pública, realizada pela Procuradoria da República, marca um passo crucial nesse processo. O objetivo é garantir a preservação desse importante patrimônio cultural para as futuras gerações.

O Tombamento e a Restauração

Inicialmente, apenas 14 obras eram tombadas. A proposta atual é que todo o acervo da igreja seja restaurado e protegido. Segundo Antônio Carlos Correia, secretário de Turismo de Batatais, a prefeitura está empenhada na recuperação das obras. Após a escolha do ateliê Vera Arte, da restauradora Flórins, toda a documentação e as autorizações dos órgãos competentes, como o IPHAN e o CONDEPHAAT, foram providenciadas. O tombamento completo do acervo é fundamental para viabilizar a aplicação de recursos públicos na restauração.

A Expertise da Restauradora

A restauradora Flórins, do ateliê Vera Arte, é uma profissional experiente e qualificada. Antes de ser contratada, ela realizou o restauro do acervo de Portinari que se encontra no Banco Central em Brasília. A Fundação Portinari também recomendou a profissional, garantindo sua expertise e conhecimento das obras do artista. A restauração será realizada na própria cidade de Batatais, permitindo que a população acompanhe o processo de perto.

Cuidados com o Acervo

O IPHAN está atento às condições de conservação das obras. Serão realizadas medições dos raios ultravioleta para verificar a necessidade de películas de proteção solar, sem comprometer a visibilidade dos vitrais. Problemas como goteiras, infiltrações e umidade já foram solucionados com a manutenção das calhas e a eliminação de cupins. Uma empresa especializada realiza o controle de pragas na igreja há anos.

O Estado financiará a restauração, repassando os recursos para o município. O orçamento, estimado em R$ 380 mil, está sendo ajustado com base nos índices de 2013. Com a união de esforços, as obras de Portinari na Igreja Matriz de Batatais serão preservadas para as futuras gerações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.