Apesar da retomada das aulas, alunos poderão optar se voltam ou não às atividades presenciais
O retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino de São Paulo está condicionado ao cumprimento de critérios epidemiológicos. A partir de 8 de setembro, apenas as regiões que permanecerem pelo menos 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo poderão retomar as atividades opcionais presenciais.
Critérios para o retorno às aulas
De acordo com o subsecretário de articulação da Secretaria Estadual de Educação, Henrique Pimentel Filho, Ribeirão Preto, por exemplo, só retomará as atividades opcionais após completar 28 dias na fase amarela (terceira fase do Plano São Paulo), com previsão para 7 de outubro. O retorno gradual das aulas presenciais em todo o estado está previsto para 7 de outubro, com apenas 35% dos estudantes, desde que todas as regiões estejam na fase amarela.
Testes e Inquérito Sorológico
Antes do retorno presencial, professores e alunos da rede estadual de Ribeirão Preto serão submetidos a testes para avaliar a circulação da Covid-19. Um inquérito sorológico irá mostrar quantos estudantes e profissionais já tiveram a doença, fornecendo dados importantes para a organização do retorno. Esses dados ajudarão a definir os percentuais de estudantes que retornarão, além de reforçar os protocolos de higiene e distanciamento social, já publicados pelo governo.
Leia também
Próximos Passos
O governo deve divulgar em breve o cronograma de testagem para Ribeirão Preto. Atualmente, 86% do estado se encontra na fase amarela do Plano São Paulo, e a expectativa é que esse número aumente no próximo mês, assegurando as condições necessárias para o retorno seguro e gradual das aulas presenciais.



